Vem Conhecer
Wood Frame

Muito utilizado nos EUA e em alguns países da Europa o Wood Frame é uma técnica construtiva que utiliza perfis de madeira e placas estruturais para criar casas e edificações de até 5 pavimentos até o momento.

O termo Wood Frame vem do inglês, traduzindo significa estrutura de madeira. Essa técnica construtiva faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável).


A Zenóbio Madeiras possui os produtos de madeira de Pinus originados de reflorestamento, o que torna o sistema sustentável.

O frame utiliza madeira estrutural com dupla secagem e tratada com preservante químico garantindo durabilidade em razão de fungos apodrecedores, ataques de cupins e brocas.

Temos a opção de madeira convencional e produtos Hiperlam (Madeira Laminada Colada)

Wood Frame: infraestrutura de madeira pronta para receber o OSB

A madeira utilizada no Wood Frame é de reflorestamento e precisa estar seca e sem imperfeições que condenem a peças como estrutural.

A parte estrutural (montantes e travessas) é composta por madeira maciça ou MLC madeira Laminda Colada, enquanto as chapas de revestimento são de OSB (Oriented Strand Board).

A primeira etapa de uma construção feita com Wood Frame é a instalação da estrutura de madeira, que será responsável por toda sustentação da obra.

Em seguida, é feito o preenchimento das paredes com mantas que funcionam como isolante térmico e, por fim, inicia-se a cobertura e vedação do projeto.

Uma parede de uma casa de Wood Frame é feita por camadas. No meio fica a estrutura de madeira e, em seguida, são colocadas as placas de madeira OSB em conjunto com uma placa cimentícia e o gesso acartonado.

São feitas aberturas para incluir as instalações hidráulicas e hidrelétricas.

O acabamento da parte externa vai depender do revestimento escolhido pelo cliente.

Dentro da parede de Wood Frame é necessário fazer um preenchimento para garantir o conforto térmico. Entre as opções de material estão mantas de lã de rocha ou de vidro.